webcuritiba@hotmail.com

email

Conteúdos para Educação Infantil

Encontre tudo que precisa em um mesmo lugar.

Jujubapegadógica

Seja bem vindo.

Metodologia e aulas

Seja bem vindo.

Conteúdos todos os dias atualizados

Para todos professores de educação infantil.

Faça parte deste projeto

Contibua com a Jujuba.

Documentário BABY

https://www.youtube.com/watch?v=AXtgjdJ_8DED

Livro sensorial de 6 à 12 anos

Livro sensorial de 6 à 12 anos

Livro de atividades sensoriais
de 6 à 12 anos

Este livro contém mais de 13 atividades com todos os conteúdos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Este é um projeto desenvolvido para a conclusão do curso de graduação em Pedagogia, no qual eu obtive a maior nota, 10. Todo o projeto foi elaborado de acordo com as fases de desenvolvimento de Piaget, a fase operacional concreto, foi a fase escolhida para desenvolver este projeto.  
Encomendas: ateliedacah@gmail.com





Atividades: Tangram, Conhecendo os animais, dominó, jogo da velha, cheio e vazio (joaninha), relógio, ábaco, operações matemáticas, jogo da memória, estações do ano, dia e noite, regiões do Brasil, desenho, máscara, aprendendo a amarrar o cadarço.

Silabário de tampinhas de pet.

Silabário de tampinhas de pet.

Material:Eva, tampinhas de garrafa pet, sílabas impressa em papel.
Objetivos: Este jogo pode ser usado numa infinidade de objetivos tanto com letras e números.
Psicomotricidade(movimento,corpo,coordenação motora);
linguagem Fonética;
Linguagem Silábica;
Sugestão pode ser usado tampinhas de cores variadas onde vc poderá trabalhar cores também.

Trabalhando a psicomotricidade

Trabalhando a psicomotricidade...

Material:Lã de várias cores e uma grade de alumínio.
Objetivos:
Psicomotricidade(movimento,tato,coordenação motora fina, posição, espaço-temporal,etc;)
Paciência, equilíbrio, posição, espaço,etc;
Sugestão: Esta atividade é recomendada para crianças com transtornos psicomotores, crianças com síndrome de down, autistas, deficientes visuais ( habilidades com o tato).

Joguinhos pedagógicos de EVA

Bambolê com tirinhas de TNT

Bambolê com tirinhas de TNT

Para trabalhar a ausência temporária.

COMO MELHORAR A AUTOESTIMA DAS CRIANÇAS

COMO MELHORAR A AUTOESTIMA DAS CRIANÇAS


Você sabia que os primeiros anos de vida de uma criança são alicerce para sua autoestima? Saiba como melhorar a autoestima das crianças.
Autoestima é um ingrediente fundamental na vida de todos, pois é ela proporciona uma vida feliz e bem sucedida. Uma pessoa pode até ter sabedoria e talento, mas se não estiver com uma autoestima positiva, poderá encontrar obstáculo para o sucesso no emprego, no relacionamento e em quase todas as áreas da vida. 
Os pais não podem controlar tudo o que um filho pensa, ouve e vê, mas há muito o que podem fazer, como:
1. Demonstrar amor
Tudo o que formos fazer com nossos filhos tem que ser feito com amor e afeição. Desde bebê precisamos tratá-los com muito carinho, pois assim eles terão um sentimento subconsciente de que é muito valioso e importante.
2. Elogios
Sempre que possível, elogie seu filho com frases como “Estou muito orgulhoso de você”, “Você é muito especial”, “Gostei muito do jeito que fez isso”, entre outras. Mas é bom saber que eles acreditem nos elogios, então evite frases como “Você é o melhor do mundo”, pois podem ser contraprodutivas.  A criança poderá até desenvolver um ego inflado, podendo afetar o seu relacionamento com amigos e isso resulta em um efeito negativo sobre a sua autoestima. 
3. Metas
Ao estabelecer metas ao seu filho lembre-se de que elas precisam ser passíveis de atingir e que são apropriadas para a faixa etária da criança, como se vestir sozinho, ter uma boa nota na prova. Nunca estabeleça uma meta que seja impossível, porque isso poderá resultar em um efeito negativo.
Ao se aproximar da meta, estimule o seu filho com elogios a cada sucesso e quando atingir a meta, reforce a sua autoimagem como realizadora. Aproveite a chance e oportunidades e invista em conhecimento, mas sempre de acordo com o interesse da criança. Uma gostará mais de dança, outra de línguas, respeite essas diferenças.
Se possível escolha uma atividade em que você veja que a criança sente prazer e incentive mais. No caso de línguas estrangeiras você pode planejar um intercâmbio quando o filho atingir uma idade apropriada. 
Viajar para Europa ou América é uma excelente oportunidade para adquirir autonomia e aprender a lidar com diferentes situações, além de aprimorar a fluência em outro idioma. O planejamento é essencial e pode até ser compartilhado com a criança para ela entender o quanto é preciso organizar com responsabilidade, desde a escolha da cidade, pelo pagamento do seguro viagem,  as passagens e, acima de tudo, o compromisso com o estudo.
4. Valide os sentimentos da criança
Se o seu filho recebeu algo que baixou a sua autoestima, valide seus sentimentos, por exemplo, caso a criança tenha se ofendido com um comentário negativo de um professor ou amigo, diga à criança que você sabe que ela se ofendeu pelo o que alguém lhe disse ou que você sabe que ela se ofendeu por outra pessoa não gostar dela. 
Com isso a criança se sentirá com seus sentimentos validados e se abrirá, assim você poderá aumentar a autoestima dela mostrando o quanto de pessoas gosta dela e coisas positivas que falam sobre ela.
5. Ação negativa
Quando a criança fizer algo negativo, critique apenas a ação e nunca a criança. Diga algo do tipo: “Você é uma criança muito boa, não pode fazer esse tipo de coisa”, ao invés de “Você é muito mau”. 
6. Orgulho da criança
Regularmente, diga a seu filho o quanto você se orgulha de tê-lo como filho. Fale coisas positivas do seu filho para pessoas que são importantes para ele, como amigos, professores, avós, tios, na presença dele. 
7. Comparação
Jamais faça uma comparação entre o seu filho e outra criança, mas se outra pessoa o fizer, diga a ele que é especial e único em sua maneira. Se a criança falhar, diga que a ama e que sempre a amará, não importa o que aconteça.
8. Autoestima dos pais
Pais com baixa autoestima têm muita dificuldade em ajudar um filho a ter autoestima. Um pai positivo se valoriza, mesmo sabendo que não é perfeito e busca sempre crescer e melhorar.
Dafna Obadia - escritora e assistente virtual paraense, dedica-se à Licenciatura em Letras na Universidade Anhanguera e Bacharelado em Direito na Universidade da Amazônia.




Por Maristela Duarte Silva, estudante de Jornalismo.
E-mail: mariduarte_silva@hotmail.com

LIVRO SENSORIAL OU QUIET BOOK

LIVRO SENSORIAL OU QUIET BOOK


Também conhecido de quiet book, é chamado de livro sensorial porque através de diferentes sensações, as crianças descobrem formas, cores, texturas, letras e muito mais e com isso desenvolvem o raciocínio lógico, a memória, a atenção, concentração, a coordenação motora fina, além de educar brincando porque simula atividades do dia-a-dia, como amarrar o tênis e fechar o casado de forma lúdica e criativa .
Contém também jogos como, quebra-cabeça, jogo da velha, jogo da memória. 
Acompanha bolsa personalizada para guardar o livro e a criança já começa a interagir desde a capa. 
Feito de tecido de algodão, suas páginas são firmes e acolchoadas, decoradas com feltro e uma série de elementos que sugere movimento.
Você pode propor as atividades que desejar para o melhor aprendizado de sua criança.
Existem uma quantidade enorme de atividades que podem fazer parte do livro sensorial. 
Escolha as suas e divirta-se.   





















LIVRO SENSORIAL COPS - PSICOPEDAGOGIA

Uma amiga me encomendou esse livro contendo 10 atividades para ser usado na sua Clínica COPS. 
Ela selecionou as atividades de acordo com as necessidades das crianças que ela trabalha, por isso o livro tem esse nome. 






                          
















LIVRO SENSORIAL MARIANA 
Mariana é uma menina de 2 anos portadora de Síndrome de Down, sua mãe encomendou esse livro comigo. E ela selecionou 17 atividades para Mariana se divertir e aprender por muuuuito tempo. 
A diversão já começa pela capa, uma linda bonequinha para pentear os cabelos e encher de frufru...




















LIVRO SENSORIAL PRÓ ELISABEL 
Elisabel é uma professora de educação infantil e me encomendou esse livro. 
E eu aproveitei e fiz para ela um pequeno teatrinho na capa. 
Espero que ela faça muuuuitos espetáculos com seus alunos. 






LIVRO SENSORIAL PSICOPEDAGOGIA 
Cícero é um psicopedagogo e escolheu muitas atividades interessantes  para compor seu livro sensorial que ele considera uma ferramenta muito importante para acompanhar o desenvolvimento do aprendizado das crianças que ele trabalha.
O livro de Cícero é para ser usado por meninos e meninas. 
Espero que vocês gostem. 















LIVRO SENSORIAL SOFIA 
Uma cliente de Minas me encomendou esse livro sensorial para sua sobrinha Sofia uma criança especial, ela tem síndrome de Down. Seu livro tem 9 atividades muito bem selecionadas. 
Para capa pensei na Sofia como uma bailarina sapeca e enchi a bolsinha de "surpresas" para ela ficar ainda mais bonita.
Para saber o que tem dentro da bolsinha Sofia vai ter que explorar e descobrir as "coisinhas"estão lá. 










LIVRO SENSORIAL RAPUNZEL 

Um grupo de estudantes de Administração me procurou para encomendar um livro sensorial para seu trabalho de monografia em brincadeiras infantis.
Então nasceu o livro de Rapunzel com 10 atividades. 
A capa, é um castelo e Rapunzel é um dedoche, as flores podem ser trocadas de lugar. 
Muitas outras histórias podem surgir desse castelo. 







LIVRO SENSORIAL VALLENTINA 

A mãe de Vallentina é do Acre e encomendou um livro com 13 atividades, me pediu para colocar uma capa apenas decorativa, não precisava ser interativa. 
Tomara que Vallentina aproveite muuuuuito tudo que fiz para ela. 








LIVRO SENSORIAL DINOSSAUROS
Esse livro foi encomendado por uma mãe lá de Campinas- São Paulo.
O livro contém 9 atividades bem variadas entre si e ela não quis nome na capa. 
Ela me disse que seu filho adooooora dinossauros. 
O mais legal é que eu bolei uma capa que o dinossauro e o filhote GRUDA E DESGRUDA, então a criança pode brincar, brincar e depois colocar de volta. 


















                     LIVRO SENSORIAL JULIA 

JULIA É UMA MENINIIHA DE 2 ANOS E É LÁ DO PARANÁ, SUA MÃE OPTOU POR UM LIVRO DE 8 ATIVIDADES QUE ELA MESMA SELECIONOU. 
EU FIZ UMA CAPA COM UMA LINDA BONEQUINHA, QUE TEM UMA BANHEIRA E MUITAS COISAS LEGAIS, ENTÃO A BRINCADEIRA JÁ COMEÇA NA CAPA. 
      








LIVRO RENAN 
 
 Renan é um menino pequeno e mora em Goias, sua mãe escolheu um livro com 7 atividades muito legais e como Renan adora bichos ela pediu a capa do livro de fazendinha. 








fonte: http://brincadeirasdepano.blogspot.com.br/2015/07/livro-sensorial-ou-quiet-book.html